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BLOG

29

out

Como criar uma segmentação do mercado para aumentar o consumo do público-alvo?

Muitas vezes não é só pelo produto em si, mas pela experiência, desde o atendimento, até a entrega final, e claro, sem contar no acompanhamento do relacionamento entre sua marca e o cliente!

Daí vem a questão de saber segmentar para atuar de forma assertiva dentro do mercado...

Você já ouviu aquela história que diz: “é mais do mesmo”! Ou “só mais um na multidão”?

Muito chato ser comparado dessa forma, não acha?

Quando você deseja ser lembrado, logicamente quer que as pessoas falem bem de sua marca, de sua empresa e claro, de seu atendimento, produtos ou serviços!

Mas em meio a tanta concorrência, até mesmo de maneira desleal dentro do segmento, como fazer o seu público-alvo aumentar o consumo de sua marca, empresa e negócios?

Boa pergunta, hein? Agora obviamente você quer saber a resposta! Deixa com a gente que vamos te ajudar nisso e em muito mais!

E então, vamos lá?

Como aumentar as vendas?

Qualquer que seja a sua empresa, você precisa vender, certo? E vender significa entender o que seu público/ clientes querem e precisam, concorda?

Por exemplo, você geralmente só vai ao dentista se estiver com um problema bucal, ou se tiver bastante consciência para evitar problemas. Aí sim, você se desloca para uma consulta para fazer o acompanhamento, triagem, verificação e assim por diante.

Não é desse jeito que acontece comumente?

Mas se você não tem essa consciência, necessidade... como vai encarar o dentista? Como vai ter a iniciativa de agendar uma consulta?

Bom, é parecido como ocorre dentro dos demais nichos e principalmente se tratando das necessidades e dores reais da sua clientela. Ou seja, quanto mais você a entende, mais fácil fica para ajudar a sanar os problemas dela e assim oferecer o que há de mais precioso para você! SEUS PRODUTOS/ SERVIÇOS!

Segmentação: A mágica começa a acontecer por aqui!

A melhor maneira das empresas aumentarem as taxas de conversão e lucratividade vem através da construção de relacionamentos poderosos e lucrativos com o público. Usando a análise de segmentação, você pode dividir seus clientes com base em determinados critérios para dessa maneira, personalizar a experiência da marca de acordo com seus desejos, necessidades e ambições...

É fato que a segmentação mudou completamente a forma como os clientes interagem com as marcas. Os consumidores esperam uma experiência personalizada e por isso conhecer a fundo algumas características, dados e desejos se torna tão importante!

A segmentação permite que as marcas possam definir seu público-alvo e se concentrem em clientes valiosos. Ao contrário de criar uma estratégia de marketing com um apelo amplo, a segmentação pode ajudar a direcionar seus esforços para grupos específicos que compartilham características semelhantes, pois a segmentação mais restrita gera mais retorno sobre investimento (ROI).

Interessante isso, não é?!

Vamos agora aos pilares principais da segmentação?

1- Demografia

Com certeza um dos dados mais importantes vem da demografia. Isso porque é ela quem mostra:

- Idade de seus clientes mais ativos.
- Sexo.
- Preferências e gostos mais comuns.
- Grau de escolaridade.
- Receita.

Os pressupostos culturais como localização, cultura, ambiente e experiências pessoais têm uma grande influência no consumidor, e os dados demográficos podem ajudar a preencher essas lacunas.

2- Geografia

Se você quer saber onde estão seus clientes, a geografia mostrará a localização mais comum. Bairro, cidade... se você quer atuar com o SEO (soluções de marketing digital para ser encontrado na internet) é bom saber usar esses dados para desenvolver SEO local, por regiões, cidades, estados e assim por diante.

3. Psicográfico

E quem foi que te disse que entender o seu cliente mais a fundo – de forma psicológica não é necessário?

Este conceito é baseado nos interesses e opiniões dos consumidores, pois mergulha na identidade do cliente e personaliza a sua marca especialmente para seus clientes.

A segmentação psicográfica pode ser dividida em alguns fatores:

Estilo de vida: considere em que fase da vida seus clientes estão. Por exemplo, um estudante universitário vive uma vida completamente diferente do que um idoso, e alguém que mora em uma área rural tem necessidades muito diferentes de alguém que mora na cidade grande. Pessoas de diferentes estilos de vida também têm maneiras diferentes de consumir produtos e diferentes níveis de receptividade às mensagens da marca.

Classe social: Com base na escala socioeconômica, diferentes consumidores estão associados a diferentes classes sociais. Isso afeta o poder de compra. Normalmente, os hábitos de compra do cliente refletirão na sua classe. Uma classe de renda mais alta estaria mais propensa a se interessar por itens de luxo, enquanto uma classe mais baixa estaria mais focada em produtos básicos ou estaria à procura de ofertas de preço.

Opiniões, hobbies e interesses: Existem muitos fatores que compõem esse grupo, incluindo pontos de vista sobre religião, meio ambiente ou interesse em esportes, artes ou cultura. As atitudes e valores dos clientes podem ter um enorme impacto sobre o tipo de produtos ou serviços que eles compram, e também como eles respondem a cada oferta, marca e produtos.

Os segmentos psicográficos são alguns dos critérios mais valiosos que você pode usar para individualizar sua estratégia de marketing e até mesmo vai desempenhar um papel importante na maneira como você se relaciona com diferentes perfis. Esse tipo de segmentação divide as perspectivas em grupos significativos com base nas escolhas que eles fazem e é extremamente valioso para determinar uma mensagem que irá ressoar com eles em um nível mais profundo.

Existem outros aspectos importantes a serem abordados dentro da segmentação como por canais de consumo e por comportamento de consumo.

Por exemplo: Ocasião de compra... os consumidores compram produtos diferentes para eventos específicos. O seu consumidor pode comprar seus produtos por causa de uma festa de aniversário ou um festival da cidade, pode comprar por necessidade diária ou esporádica...

Pense neste tipo de segmentação em três grupos:

• Ocasiões universais.
• Ocasiões pessoais regulares.
• E ocasiões pessoais raras.

A nossa pergunta estratégica para você é: Você compreende tudo isso? Você possui todos esses dados, ou não?

Como fazer uma segmentação?

Tenha uma Gestão de relacionamento com o cliente- (CRM-Customer relationship management, em inglês).
• Faça pesquisa de satisfação.
• Realize mapeamentos de todos esses dados, que podem ser feitos de diversos modos, seja pela internet, pelo cadastro dos clientes ou por formulário de pesquisa interna.
• Crie relacionamentos fortes entre sua marca e clientes.
• Faça atualizações constantes!

E por fim, aplique tudo isso ao favor do seu empreendimento!

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